Pular para o conteúdo principal

Dia Internacional da mulher.


Bom dia, amigas e amigos.

Hoje não vou falar nada relacionado a produto de beleza ou embelezamento, ou ainda, emagrecimento. Venho falar da história. Sim...nem sempre este dia foi dedicado as mulheres. Tivemos que realmente lutar com unhas e dentes para conquistar isso e sentindo que esta parte da história está um pouco negligenciada...decidí escrever sobre ela.

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Em 8 de março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi reprimido pela polícia.

No dia 25 de março de 1911, cerca de 145 trabalhadores (maioria mulheres) morreram queimados num incêndio numa fábrica de tecidos em Nova Iorque. As mortes ocorreram em função das precárias condições de segurança no local. Como reação, o fato trágico provocou várias mudanças nas leis trabalhistas e de segurança de trabalho, gerando melhores condições para os trabalhadores norte-americanos.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem ao movimento pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto para as mulheres (sufrágio universal). Mas somente no ano de 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, que a ONU (Organização das Nações Unidas) passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher em 8 de março.

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História

- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.

- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.

- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças.

- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.

- 1893 - a Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi o resultado da luta de Kate Sheppard, líder do movimento pelo direito de voto das mulheres na Nova Zelândia.

- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

- 1951 - a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para exercício de mesma função).

Você sabia?

- No Brasil, comemoramos em 30 de abril o Dia Nacional da Mulher.

- Hattie Mcdaniel foi a primeira atriz negra a ganhar uma estatueta do Oscar. O prêmio, recebido em 1940, foi pelo reconhecimento de sua ótima atuação como atriz coadjuvante no filme " E o vento levou ...".

Estão percebendo por quanta coisa passamos para chegar onde estamos???


Ainda somos desacreditadas, mas o mundo está em nossas mãos. Basta apenas acreditar em nós mesmas e lutar para atingir os nossos objetivos.

Um Feliz dia Internacional das Mulheres.

Se gostou: me sigam nas redes sociais, dê seu joinha abaixo, compartilhem esta postagem com amigos e comentem logo abaixo.



Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dieta Detox: Aprenda a Desintoxicar o Seu Corpo Por Rosi Feliciano

Boa tarde, minhas amigas.
Venho pra avisar que o blog tem uma colaboradora e ela preparou uma postagem ótima para vocês. Espero que gostem.


Dieta Detox: Aprenda a Desintoxicar o Seu Corpo Por Rosi Feliciano
Você quer ter mais saúde e o controle do seu peso? A dieta detox é a coisa mais inteligente para quem quer ter mais saúde e ter o controle do seu peso, é o que explica a criadora do Plano Detox Rosi Feliciano. Além de um corpo mais saudável a dieta desintoxicante traz finalmente a possibilidade de destravar o emagrecimento travado.
Uma boa dieta de desintoxicação de três dias para afinar a cintura e eliminar toxinas: este programa dietético, efeito de choque é de fato muito útil para alcançar este objetivo, mas também serve para desintoxicar o corpo antes iniciar um emagrecimento dieta real, destinada a perda de peso.

Dieta de desintoxicação: regras gerais

A dieta de desintoxicação por três dias não é particularmente restritiva, por isso é muito fácil de seguir, bem equilibrada e, …

10 Alimentos que Ajudam a Curar a Ressaca.

10 Alimentos que Ajudam a Curar a Ressaca
Carnaval é tempo de festa, dança por quatro noites e na maioria das vezes essas atividades acompanham bebidas alcoólicas. Se você já bebeu demais, as probabilidades são que você acordou no dia seguinte com uma ressaca. Esta condição, que pode ser acompanhada por dores de cabeça, fadiga, náuseas, tonturas, tremores e outros sintomas desagradáveis, muitas vezes podem afetar seu humor, seu desempenho no trabalho e suas interações com os outros. A melhor maneira de evitar uma ressaca é evitar beber, ou beber com moderação.
No entanto, se você conseguir uma ressaca, você provavelmente vai querer se livrar dela o mais rápido possível. Embora ressacas vão embora por conta própria dentro de 24 horas, você também pode tentar comer certos alimentos para acelerar o processo, ou pelo menos fazer você se sentir melhor. A seguir estão algumas das opções de alimentos mais saudáveis ​​que você pode escolher ao tentar recuperar mais rapidamente de uma ressac…

SELEÇÃO DOS MELHORES BLOGS DE 2016 DA AGENDA DOS BLOGS.

A todas as minhas amigas, vim aqui falar sobre a SELEÇÃO DOS MELHORES BLOGS DE 2016 DA AGENDA DOS BLOGS. Bem...me inscrevi e espero ganhar com a ajudinha de vocês. Bem...aquela amiga que votar em mim estará concorrendo a QUATRO quites de sete produtos cada. DEPENDO DA AJUDA DE VOCÊS PARA GANHAR.

Vocês clicam AQUI, escolhem o blog RENATA CALINE e concorrerão, por meio de sorteio, a QUATRO quites e cada quite com SETE produtos. A votação será por meio de formulário, onde constará nomes de todos os blogs que estão participando. Terá poucos dados, como nome de seguidor, email, regras obrigatórias e os nomes dos blogs participantes.

Facebook / Twetter / Instagram / Youtube

Se gostou: me sigam nas redes sociais, dê seu joinha abaixo, compartilhem esta postagem com amigos e comentem nesta postagem, logo abaixo.

Recebidos da Gota Dourada Cosméticos

Nossa!!! Fiquei feliz quando o carteiro gritou encomenda a minha porta. Estava brincando com meus filhos e fui ver. E lá estava. Uma caixa da Gota Dourada.. Abri e fui vendo tudo. Até o óleo reparador de pontas é muito perfumado. Vou usar hoje e fazer uma surpresa a meu marido. Ele adora quando uso produtos que deixam meu cabelo perfumado.


Chegou para mim o shampoo e o creme da linha fortalecimento premium anti-queda. O shampoo é mais líquido que o creme e tem um delicioso cheiro frutal e o creme é mais consistente e com um delicioso cheiro amadeirado. A linha hidrata e recupera a estrutura dos cabelos enfraquecidos e/ou danificados. Atenua a queda, proporciona uma limpeza suave e fortalece a raiz capilar.
Isso é o que estava precisando. Sim...minhas madeixas são pintadas de preto e não...não pinto a cada três meses, põe pra mais que isso. A última vez que pintei, meu filho estava em minha barriga. ^.^  E minha filha está com dois anos e meu menino com quatro. 
Como as mães sabem, pe…